JUMP EXPRESSION | DIRETRIZES

JUMP EXPRESSION (JEX) | BIG JUMP EXPRESSION (BJEX)

Estas modalidades estão dentro da categoria de Freestyle, onde o rider faz seu melhor salto em frente a uma rampa. As variantes para catalogar um JEX e um BJEX serão as condições oferecidas pela duna (mudança, inclinação, recepção, altura, etc.) para a construção da rampa e as manobras que o rider está condicionado a realizar.

OS JUÍZES podem ter em conta estas cinco directrizes para pontuar os corredores:

• Execução
• Dificuldade
• Distância
• Variedade
• Evolução

Execução da manobra: Decolagem, grip, controle, estilo e aterrissagem.

Dificuldade da manobra: O objetivo aqui não é contar o maior número de voltas, mas sim a combinação de garras e eixos/rotações. Desta forma, um simples truque com uma combinação especial pode tornar-se uma manobra bastante difícil.

Distância: Com uma boa trajetória de vôo é mais provável que você faça uma boa manobra, mas isso não significa que saltar mais longe seja o melhor. Uma boa distância inclui uma decolagem limpa, um bom e suave caminho de voo e uma aterrissagem no ponto ideal no centro da zona de aterrissagem.

Variedade: As combinações de manobras são importantes no número de tentativas atribuídas a cada corredor, eixos de rotação e grips são essenciais para ter uma boa pontuação e poder mostrar o melhor de um rider.

Evolução: Caracteriza-se por realizar uma nova manobra ou que raramente tenha sido executada na areia, gerando um passo evolutivo para motivar outros a atuarem no futuro com mais continuidade, além de marcar a trajetória de decolagem e sua linha de descida.

Esta manobra pode ser catalogada pelos juízes com siglas que caracterizam a diferenciação das manobras mais conhecidas.

OBSERVAÇÃO DA FORMAÇÃO

Antes de uma competição, os juízes observam o treinamento para avaliar o nível de cada tentativa. Eles criam uma espécie de variedade de pontuação e as rodadas são categorizadas em três grupos:

Abaixo da média | Em média | Acima da média

PONTUAÇÃO

Cada juiz dá uma pontuação de 0 a 100 para estabelecer a média.

Estilo e Confiança

Se nas tentativas, dois cavaleiros a critério dos juízes no momento da pontuação virem que ambos estão com os mesmos padrões de execução da manobra desde a decolagem até o aterrissagem, o juiz deve determinar qual dos cavaleiros tinha melhor estilo e confiança em todo o deslocamento.